Arlyndo, um homem com 30 anos de história na indústria petrolífera angolana

Ao longo de mais de três décadas de sucesso, Arlyndo construiu uma carreira que é hoje um exemplo para as gerações mais novas da Total e que culminou com a entrada no quadro de administradores. 

Apanhado pelo "bichinho do petróleo"

Arlyndo começou a sua carreira na indústria quando o "bichinho" de “pensar petróleo” o levou a trocar um cargo de chefia na administração pública pelo posto de auxiliar de assistente de sonda. Os mais de 30 anos que passou no Grupo  deram-lhe a experiência e os conhecimentos necessários para se tornar um dos maiores especialistas do sector em Angola.

Um profissional com muitas valências

Foram muitos os cargos desempenhados por Arlyndo no Grupo. De auxiliar de assistente de sonda passou a operador de produção, tendo ainda ocupado os cargos de chefe de equipa, supervisor de produção, superintendente, subdirector de operações e director de recursos humanos. Em 1987 foi nomeado para o cargo de administrador do Grupo, tendo-se reformado em 1998.

Um exemplo com conselhos para os mais novos

Actualmente à beira dos 80 anos, é visto por muitos como um exemplo a seguir. Aos mais novos, deixa a receita do sucesso: “quem quer progredir profissionalmente deve ser honesto, cumpridor, humilde nas suas atitudes e saber respeitar as opiniões tanto dos seus colegas como dos superiores” e, principalmente, ter “vontade de aprender porque ninguém nasce a saber tudo”.

ANGOLA LOCAL CWU PEOPLE ARLYNDO PT AN

“Quem quer progredir profissionalmente deve ser honesto, cumpridor, humilde nas suas atitudes e saber respeitar as opiniões tanto dos seus colegas como dos superiores.”

Breve CURRÍCULO

  • 1992-1998

    Membro do conselho de administração da Fina Petróleos de Angola

  • 1984-1999

    Director do Departamento de Recursos Humanos da Fina Petróleos de Angola

  • 1980-1984

    Director-Adjunto do Departamento de Operações

  • 1975-1977

    Supervisor de Operações I, II, III

  • 1965-1974

    Assistente de Sonda I, Operador de Produção I, II, III, Chefe de Equipa (1974)

Partilhe esta história

Outras pessoas comprometidas com uma melhor energia