A Total coloca a sua responsabilidade ambiental e social no cerne das suas actividades e orienta as suas operações pelos seguintes princípios:

  • garantir a segurança e a protecção das pessoas e a integridade das suas instalações;
  • reduzir a sua pegada ambiental;
  • zelar pela correcta aplicação do seu Código de Conduta na sua esfera de operações;
  • integrar os desafios do desenvolvimento sustentável na gestão das suas actividades;
  • reforçar a sua integração local colocando o diálogo com as suas partes interessadas no centro da sua política e participando no desenvolvimento económico e social das zonas onde o Grupo está implantado com o objectivo de criar um valor compartilhado; e
  • promover a igualdade de oportunidades e favorecer a diversidade e a heterogeneidade no seio do seu pessoal.

Integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Desde 2016, o Grupo tem-se empenhado de forma proactiva no sentido de integrar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas1 (ODS ou Sustainable Development Goals – SDG - em Inglês) nas suas actividades, em particular nos domínios onde estes exercem mais impacto ou permitem ao Grupo contribuir de forma positiva.

Neste âmbito, a Total é muito activa no seio da IPIECA e contribuiu nomeadamente para a realização do “Mapping the oil and gas industry to the SDG: An Atlas” publicado em 2017. Este documento apresenta as contribuições actuais e possíveis da indústria Oil & Gas para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em Setembro de 2017, o Pacto Global das Nações Unidas (Global Compact) cuja missão principal é promover a contribuição do sector privado para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, distinguiu 10 personalidades provenientes do mundo empresarial pelo seu empenho em prol do sucesso destes ODS. Entre os 10 ODS “Pioneiros” nomeados para 2017, encontra-se o Presidente do Grupo Total, Patrick Pouyanné, no âmbito dos compromissos assumidos pelo Grupo para desenvolver parcerias e investir nas energias de baixo carbono. Esta distinção é um reconhecimento dos esforços feitos pela Total, que se distingue entre os seus pares em matéria de investimentos nas energias de baixo carbono e pela sua decisão de integrar plenamente a problemática do clima nos seus objectivos estratégicos.

Saber mais sobre a nossa responsabilidade social

 

1 As Nações Unidas adoptaram em 2015 os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável (Sustainable Development Goals – SDG)

  • play the video
    Entrevista com Anita George (Banco Mundial)

    Anita George, Directora Sénior da Prática Global de Energia e Indústrias Extractivas do Banco Mundial, aborda os desafios da iniciativa do Banco Mundial que visa eliminar a queima contínua de gás até 2030, bem como o envolvimento da Total.

  • play the video
    Awango by Total

    Awango by Total é uma gama de soluções solares, concebida para fornecer energia a lugares onde o acesso à energia é limitado.

Seguinte Prev

PUBLICAÇÕES

Ver todas as publicações