Preparando o futuro da energia

A Total dá grande importância ao acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências.

  • Angola_proof_students_pazflor1.jpg

    Em visita ao Centro de Formação Pazflor da Total, estudantes do INP à volta de uma cabeça de poço

  • Angola_proof_education_uan_1.jpg

    Pedro Ribeiro, Director geral adjunto na Faculdade de Ciências

  • Angola_proof_uan_mestrado_16.jpg

    Mestrando da Faculdade de Ciências da Universidade Agostino Neto que recebeu o apoio da Total

  • Angola_proof_education_isptec.jpg

    Um professional experiente da Total fazendo uma dissertação aos estudantes do ISPTEC

  • Angola_proof_education_uan_lab.jpg

    Doando meios, a Total potencia as competências dos estudantes (Laboratório da Faculdade de Ciências da UAN)

Seguinte Prev
  • Angola_proof_students_pazflor1.jpg
  • Angola_proof_education_uan_1.jpg
  • Angola_proof_uan_mestrado_16.jpg
  • Angola_proof_education_isptec.jpg
  • Angola_proof_education_uan_lab.jpg

A Total dá grande importância ao acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências. Como apoiamos a educação e formação dos jovens em cada país onde nos implantamos, a Total em Angola também definiu este objectivo para garantir o futuro energético. Por isso, criámos espaços abertos para debater sobre a preocupação global em encontrar energia acessível e mais limpa com os futuros engenheiros, especialistas ou decisores.

O fórum certo para falar do futuro

Desde escolas secundárias às universidades ou mesmo às escolas profissionais, a Total em Angola tem apoiado a formação dos jovens profissionais do futuro, canalizando a sua experiência e o saber- fazer. Em parceria com instituições locais de ensino como a UAN[i], ISPTEC[ii], INP[iii], Escolas Eiffel e Academia Sonangol, organizaram-se conferências, seminários ou workshops. Profissionais experientes ou professores da Total Professeurs Associés ministraram cursos específicos como Geomorfologia sísmica e pesquisa, Interpretação estrutural de dados sísmicos, Micropaleontologia, bem como Tecnologias de captação remota para a indústria petrolífera e, expuseram temas actuais de grande relevância com ênfase em aspectos práticos e aplicados.

Indústria, ciência e universidade juntas

Para participar activamente no desenvolvimento de competências, a Total em Angola apoia técnicos do laboratório de Engenharia Geográfica da UAN tendo financiado a aquisição de uma estação fotogramétrica visando permitir o tratamento de fotos numéricas e imagens satélite, e que resultam na criação de mapas de alta precisão. Financiou igualmente um sismógrafo para o laboratório de Geofísica para pesquisa do subsolo e ainda maquinas de confecção de lâminas delgadas e polidas para o laboratório de Geologia. Por outro lado, dois professores angolanos, um do INP e outro do ISPTEC participaram em 2014 no Total Summer School e ainda outro do INP participou em 2016. Cinco professores do ISPTEC também receberam bolsas de estudo para mestrado, enquanto outros estudantes em diversos níveis de universidades ou institutos superiores estudam no Brasil, Burkina Faso, França, Portugal, África do Sul ou nos Estados Unidos com bolsas de estudo da Total.

Mais de 30 anos de cooperação vantajosa

De um universo de 55 estudantes com bolsa de estudo da Total em Angola, 65% estudam em universidades em África.

A nossa cooperação com a UAN teve início na década de 80, com a vinda de professores franceses na área de Geociências para leccionar na Faculdade de Ciências e continua com o apoio a dois mestrandos. Muitos licenciados pela UAN trabalham actualmente na Total em Angola ou no Grupo como expatriados. O futuro da energia assenta em ter as pessoas certas com a formação adequada no lugar certo. Por essa razão, a Total está completamente comprometida com a Educação.

 

[i] Universidade Agostinho Neto,  a principal universidade estatal

[ii]  Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências, o único instituto superior estatal especializado em formação na área de petróleo e gás

[iii] Instituto Nacional de Petróleos, escola secundária especializada em petróleo e gás

Partilhe este projecto

Os nossos projectos locais