Estações multi-serviço para ajudar a impulsionar o desenvolvimento em África

Presente em África há mais de 80 anos, a Total mobiliza-se para contribuir para o desenvolvimento económico e social do continente, num espírito de diálogo e de parceria com todas as partes interessadas. O Grupo é, nomeadamente, o primeiro distribuidor de produtos petrolíferos (combustíveis, lubrificantes, betumes, GPL…) com a maior rede de estações de serviço no continente. Para responder às necessidades dos seus milhões de clientes por dia, a Total diversifica a gama dos produtos e serviços propostos nas suas estações, que passam a ser verdadeiras “lojas de conveniência”.

  • central_proof_reseau_afrique_8_PT_AO

    Posto de serviço Abda, em Safi, Marrocos.
    Um dos novos postos de serviço modelo Tair, apoiando o processo de desenvolvimento sustentável implementado pela Total.

  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 1 PT_AO

    Yaoundé, Camarões.
    A Total dispõe de uma rede de mais de 4.200 estações de serviço em 36 países africanos.

  • CENTRAL PROOF Reseau Afrique 2  PT_AO

    Segou, Mali.
    Nos próximos 5 anos, serão abertas em África, algumas centenas de estações de serviço como esta.

  • central_proof_reseau_afrique_9_PT_AO

    Posto na Mukono Highway, em Jinja, Uganda.
    Este posto no centro da cidade está a diversificar a sua linha de produtos e serviços, atendendo às necessidades dos residentes. Vende diversos produtos alimentares e para o lar.

  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 6 PT_AO

    Soluções de pagamento móvel.
    Combustível, lavagem de veículos, reparações. Em 20 países africanos, pode ainda depositar ou levantar dinheiro com o seu telemóvel.

  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 7  PT_AO

    Expansão.
    A expansão da rede de retalho da Total anda a par com a melhoria da infra-estrutura rodoviária e o desenvolvimento urbano.

Seguinte Prev
  • central_proof_reseau_afrique_8_PT_AO
  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 1 PT_AO
  • CENTRAL PROOF Reseau Afrique 2  PT_AO
  • central_proof_reseau_afrique_9_PT_AO
  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 6 PT_AO
  • CENTRAL PROOF Réseau Afrique 7  PT_AO

Mais estações e mais serviços

A rede de retalho da Total em África conta actualmente com mais de 4.200 estações de serviço em 36 países. Nos próximos cinco anos, serão abertas mais algumas centenas. No âmbito dessa expansão, as estações de serviço passarão a ser pontos de venda multi-serviços, oferecendo mais do que simplesmente combustíveis, lubrificantes, produtos alimentares e caixas automáticos.

Por exemplo, num continente onde mais de 70% da população possui um telemóvel, a Total propõe soluções de pagamento e transferência de dinheiro em parceria com operadoras como a Orange e a Airtel. Este serviço existe em 20 países africanos e será, dentro em breve, alargado a mais 10.

Além disso, no final de 2016, o Grupo contará com cerca de 300 estabelecimentos de fast food.

Por fim, serão considerados outros serviços, como por exemplo a entrega de compras online nas estações de serviço. É um serviço prático quando não dispomos de ligação à internet na residência, nem um endereço postal normalizado.

Com o desenvolvimento da sua rede de distribuição e a sua abordagem de multi-serviços, a Total tenciona acompanhar o crescimento e as mudanças do continente africano, levando a energia e os serviços às populações que deles necessitam.

Uma entidade patronal de referência

O nosso empenho em promover o acesso aos nossos produtos e serviços em África faz-se acompanhar de uma presença forte local para responder sempre melhor às expectativas dos nossos clientes.
Contratámos e formámos localmente centenas de empregados, supervisores e gerentes de estações de serviço. Lançado na década de 60, o programa Young Dealer oferece aos empregados a oportunidade de gerirem as suas próprias estações de serviço, graças a acções de formação, acompanhamento e orientação personalizadas.

“Não procuramos pessoas apenas com meios financeiros para gerirem as nossas estações de serviço, mas preferimos pessoas que estejam empenhadas em gerir a nossa estação de serviço, mesmo que isso implique um pouco de riscos para elas. Para nós, é este o significado das parcerias.1 Momar Nguer, Director geral do departamento Marketing e Serviços.

Por fim, a segurança rodoviária é um dos compromissos-chave do Grupo. Os camiões circulam centenas de milhares de quilómetros por ano para transportar os nossos produtos através do continente.
Os transportadores, mas também os empregados, os fornecedores e as populações locais estão, portanto, sensibilizados para os perigos da estrada.
 
 
 
 
 
 
1 Dia do Investidor, 23 de Setembro de 2015.
 

Partilhe este projecto