Fundação Total: a juventude tem futuro

Criada há aproximadamente 25 anos, a Fundação Total tem como missão ajudar os jovens a tornarem-se autónomos, a obterem formação e emprego, e apoia os seus parceiros sociais na construção conjunta de uma sociedade mais harmoniosa. Em 2015 esta missão desenvolveu mais de 300 projectos em 58 países, beneficiando mais de 1,3 milhões de pessoas.

  • central_proof_fondation_1_PT-AO

    Cultura.
    Expressão artística da escola primária num lugar mítico: a Ópera de Paris. Programa “10 meses de Escola e Ópera”.

  • central_proof_fondation_2_PT-AO

    Saúde Birdy.
    Mãe, filho e assistente médica para uma melhor adopção de medidas. Projecto BIRDY, Senegal.

  • central_proof_fondation_3_PT-AO

    Biodiversidade marinha.
    Robôs pinguins para registar os cantos, através dos quais os pinguins comunicam. Antárctida.

  • central_proof_fondation_4_PT-AO

    Solidariedade.
    Graças a Laurent, e à associação Isanaba, as crianças da aldeia de Sanaba (Burkina Faso) beneficiaram de um equipamento para o seu centro educativo.

  • central_proof_fondation_5_PT-AO

    Ciência Ciclope.
    Exposição “Ciclopes, explorador do Oceano ” para descobrir a diversidade dos oceanos.

Seguinte Prev
  • central_proof_fondation_1_PT-AO
  • central_proof_fondation_2_PT-AO
  • central_proof_fondation_3_PT-AO
  • central_proof_fondation_4_PT-AO
  • central_proof_fondation_5_PT-AO

Empenhada no futuro da nossa juventude

A Fundação Total está empenhada nos domínios da solidariedade, da cultura e do património, da saúde e da biodiversidade marinha. Um raio de acção diversificado, cuja inspiração comum está orientada para o futuro dos jovens. Exemplos? Acta Vista, que transmite as profissões da restauração do património aos jovens afastados do mercado de trabalho. A associação "Les sauveteurs en mer", que dá formação todos os anos a 500 jovens nadadores-salvadores sobre valores de segurança e solidariedade. O projecto "Concerts de poche", que levam a música clássica, a sua escuta, a sua partilha, até ao campo. Ou, ainda, o projecto Birdy do Instituto Pasteur que, no Senegal, reúne jovens investigadores, médicos e agentes sociais para entender melhor a resistência dos bebés aos antibióticos. E, por fim, o programa Biolit Junior, que transforma as crianças em observadores da vida do litoral, como forma de apoio aos investigadores.

“A harmonia social é essencial para nós. Os parceiros fiéis da Fundação auxiliam-nos na sua protecção, propondo às crianças e aos jovens programas que promovem o crescimento, o autoconhecimento, o respeito pelos outros. Aprender a expressar-se, a ouvir a cultura do outro, a respeitar o seu corpo, o seu ambiente é dar a cada um e a todos uma oportunidade adicional”. Catherine Ferrant, Delegada Geral da Fundação Total.

Mais próxima dos outros

A Fundação Total, obviamente, assemelha-se ao Grupo. À sua imagem, ela privilegia parceiros duráveis, acompanha a inovação, favorece a proximidade, sem excluir nenhum dos seus campos de acção históricos.

“A nossa associação tem por objectivo conduzir os jovens para o seu emprego graças às profissões do digital. A benevolência é uma palavra que define bem a nossa relação com a Fundação Total. Um olhar de benevolência que tornou possível a evolução das nossas acções”. Frédéric Bardeau, Simplon.co.

Se 86% das iniciativas às quais nos associámos baseiam-se em parcerias a longo prazo, é porque pensamos que é preciso dar-lhes tempo. O tempo de descobrir, de se enganar, de dominar, de compreender, de implantar… Assim, estamos contentes por sermos percursores do programa “La France s’engage" (A França compromete-se) que acompanha o desenvolvimento de projectos inovadores dedicados à coesão social. Ao lado dos poderes públicos, o nosso Grupo terá investido entre 2009 e 2016, 60 milhões de euros numa parceria pública privada inédita.

Se o estatuto de uma fundação de uma empresa francesa convida a investir sobretudo em França, as nossas actividades levam-nos, contudo, aos quatro cantos do mundo, às regiões, às cidades, mesmo às aldeias onde o nosso Grupo ou os seus colaboradores estão presentes. Realizam-se projectos em aproximadamente 60 países, de Níger (Saúde Infantil com o Instituto Pasteur) a Myanmar (projecto cultura “Talentos emergentes dos países emergentes” com o Palais de Tokyo) ou à Indonésia (Lengguru, apoio à biodiversidade na Papua ocidental).

Embaixadores em todo o mundo

Desde 2006, a Fundação Total apoia-se nos colaboradores do Grupo para alargar o seu campo de acção. Em qualquer parte do mundo, a nossa fundação encoraja e apoia as suas abordagens cívicas através do programa “You act, we help! ”. Todos os anos, cerca de cinquenta novos projectos solidários são identificados e financiados em todo o mundo, graças ao envolvimento pessoal das mulheres e dos homens da Total.

É o caso de Hervé, colaborador da Total e voluntário da associação Enfance Partenariat Vietnam, à qual proporcionámos os meios para equipar com iluminação solar a aldeia isolada de Ta-Phin. Para que a vida e a actividade económica não parem ao fim do dia.

É também o caso de Christophe, colaborador da Total e voluntário da associação “Audition et solidarité”, cujo projecto foi apoiado para colocar aparelhos em 200 crianças deficientes auditivas na Guiné.

Para mais informações, consulte o site da Fundação Total (em inglês).

Partilhe este projecto