Investir na educação para desenvolver os talentos do futuro

Onde quer que estejamos o acesso à educação e o desenvolvimento das competências são os nossos maiores desafios. A colaboração é um princípio essencial, no qual se baseia o nosso contributo, com tudo o que isso implica em termos de cooperação, de co-criação e de co-construção com as nossas partes interessadas. Este estado de espírito congrega o conjunto dos nossos programas educativos. Ele explica como, todos os anos, podemos contribuir para o percurso de milhares de jovens de todo o mundo para desenvolver os talentos do futuro. Inspira-nos a organização de eventos que estimulam o diálogo e o espírito inventivo colectivo em torno do futuro das energias.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 4 PT_AO

    Welcome Day 2016 na sede principal da Total em Paris.

  • central_proof_boursiers_8_PT_AO

    Dunquerque, França.
    Visita de bolseiros internacionais ao Centro de formação Oléum.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 1 PT_AO

    Um estudante internacional da Total realiza uma apresentação na sessão de trabalho da Total Energy Summer School 2016 (TESS).

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 2 PT_AO

    Estudantes da TESS participam no CNBC Sustainable Energy Brainstorm (fórum de reflexão sobre a energia renovável) organizado pela Universidade de Verão, que lhes lançou o desafio de proporem soluções inovadoras para um acesso universal à uma energia atingível.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 3 PT_AO

    Estudantes internacionais da Total fotografados junto a Ghislaine Desmet-Marchand, a Responsável do Departamento de Parcerias para Bolseiros Internacionais da Total, e de Erik Pinon, o Director-Adjunto do Programa Internacional de Bolsas. 

Seguinte Prev
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 4 PT_AO
  • central_proof_boursiers_8_PT_AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 1 PT_AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 2 PT_AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 3 PT_AO

PARCERIAS LOCAIS PARA UMA ACÇÃO GLOBAL

Há 10 anos, o nosso Grupo estabelece parcerias com escolas e universidades no mundo. As colaborações entre as nossas filiais e os agentes académicos locais permitiram implementar o nosso contributo nos domínios da educação, da formação e da investigação

Por exemplo, em Angola, desde 2009, participámos na abertura de quatro liceus de orientação científica com o concurso do ministério da Educação e da Mission laïque française. Todos os anos, 200 jovens saem desses liceus com diplomas que facilitam, assim, o seu acesso ao ensino superior local e internacional.

Além disso, o nosso Grupo envolve-se com cerca de 80 parcerias universitárias e desenvolve, desde 2004, um programa de bolsas internacionais. Este programa permitiu que mais de 1 000 bolseiros provenientes de 37 países continuassem os seus estudos superiores em França e se preparassem para os desafios das profissões da energia do futuro. Também é a oportunidade deles descobrirem o Grupo, a cultura francesa e o seu contexto europeu, e viverem uma experiência multicultural com todos os bolseiros Total.

"O nosso Grupo procura sempre desenvolver o capital humano nos países onde actua. Quando o fazemos, respeitamos e escutamos os intervenientes locais. É nestas condições de parceria que podemos, juntos e ao longo do tempo, contribuir para projectos educativos ambiciosos." 

Andrew Hogg – Director Total Educação, Grupo Total

O SABER ACESSÍVEL A TODOS

Os nossos programas de educação tendem a reunir e a favorecer os intercâmbios entre as gerações e as culturas, entre os especialistas mais avançados e a comunidade estudantil. É por esse motivo que implementámos a Total Campus, uma plataforma onde cerca de 150 000 estudantes, profissionais e membros da comunidade educativa internacional podem descobrir as profissões e as acções conduzidas pela Total, fazer intercâmbios e participar nas nossas iniciativas: concursos, convocatórias para projectos e eventos. Entre elas, a Total Energy Summer School (TESS), que reuniu pela primeira vez em 2016 estudantes, especialistas do Grupo, professores e investigadores do mundo inteiro. No programa, três dias de workshops para debater os desafios do futuro energético nos domínios da ciência, da indústria, da economia, da educação e da responsabilidade social. Certos plenários foram retransmitidos em directo ou em diferido a partir do site da Total Campus para que o maior número de pessoas pudesse assistir aos debates. Paralelamente, incitámos os internautas a partilhar as suas questões nas redes sociais para estimular as trocas.

"Os quatro dias propunham diversas actividades, desde conferências informativas a actividades mais lúdicas, bem como um desafio por equipas. Encontrar todos estes profissionais do sector da energia e aprender com as suas experiências foi muito inspirador, assim como o foi comunicar com estudantes de todo o mundo." 

Rawan Salah da Universidade americana de Sharjah (patrocinada pela Total MS EAU)

Por fim, com o intuito de disponibilizar o conhecimento das energias ao maior número de pessoas, a Total apoia desde 2015 o primeiro MOOC1 gratuito especializado no sector de Petróleo e Gás. Elaborado pela IFP School2, ele apresenta toda a cadeia de valor da nossa indústria, da exploração e da produção à distribuição, passando pela refinação e pela petroquímica. Com uma sessão por ano disponível em Inglês e Francês, o MOOC mobilizou neste dia mais de 43 000 participantes.

O nosso Grupo está empenhado na construção de um futuro energético responsável. Face a estes desafios do futuro, estamos cientes da importância que representam o acesso à educação, a transmissão do saber, a partilha da especialização, a riqueza da diversidade e das ideias do mundo que nos rodeia. Na Total, todas as energias são bem-vindas para ultrapassar estes desafios.

 

1 Massive Open Online Course

2 Parte integrante da IFP Energies nouvelles (Energias novas), a IFP School prepara os especialistas do futuro para ultrapassar os desafios associados à transição energética.

Partilhe este projecto