Investir na educação para desenvolver os talentos do futuro

Onde quer que estejamos, o acesso à educação e o desenvolvimento das competências são os nossos maiores desafios. A colaboração é um princípio essencial, no qual se baseia o nosso contributo, com tudo o que isso implica em termos de cooperação, de co-criação e de co-construção com as nossas partes interessadas. Este estado de espírito congrega o conjunto dos nossos programas educativos. Ele explica como, todos os anos, podemos contribuir para o percurso de milhares de jovens de todo o mundo para desenvolver os talentos do futuro. Inspira-nos a organização de eventos que estimulam o diálogo e o espírito inventivo colectivo em torno do futuro das energias.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 4 PT_AO

    Welcome Day 2016 nos locais da sede da Total em Paris.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 5 PT-AO

    Dunquerque, França.
    Estudantes da University of Texas em dia de descoberta em Oléum.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 6 PT-AO

    Stand Total na última conferência anual da EAGE.
    Encontro com os estudantes da universidade Makerere (Uganda), laureados com uma bolsa Team Total.

  • CENTRAL PROOF EDUCATION 7 PT-AO

    A Total patrocina projetos de estudantes. Na foto, visita à Ecurie EPSA, em Lyon, França, onde os estudantes de Engenharia concebem os veículos do futuro.

Seguinte Prev
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 4 PT_AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 5 PT-AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 6 PT-AO
  • CENTRAL PROOF EDUCATION 7 PT-AO

Parcerias locais para uma acção global

Há 10 anos que o nosso Grupo estabelece parcerias com escolas e universidades no mundo. As colaborações entre as nossas filiais e os agentes académicos locais permitiram implementar o nosso contributo nos domínios da educação, da formação e da investigação

Por exemplo, em Angola, desde 2009, participámos na abertura de quatro liceus de orientação científica com o concurso do ministério da Educação e da Mission laïque française. Todos os anos, 200 jovens saem desses liceus com diplomas que facilitam, assim, o seu acesso ao ensino superior local e internacional. Em França, apoiamos programas de democratização do acesso a universidades de renome como, por exemplo, a Sciences Po, para jovens de origem modesta.

Além disso, o nosso Grupo envolve-se com cerca de 80 parcerias universitárias e desenvolve, desde 2004, um programa de bolsas internacionais. Este programa permitiu que mais de 1 000 bolseiros provenientes de 41 países continuassem os seus estudos superiores em França e se preparassem para os desafios das profissões da energia do futuro. Também é a oportunidade de eles descobrirem o Grupo, a cultura francesa e o seu contexto europeu, e viverem uma experiência multicultural com todos os bolseiros Total.

Nós financiamos ou co-financiamos também cerca de 30 disciplinas de investigação e de ensino em todo o mundo. Pretendemos, assim, estabelecer uma relação duradoura com os estabelecimentos inovadores e os líderes de opinião nos países onde estamos implantados.

O saber acessível a todos

Os nossos programas de educação tendem a reunir e a favorecer os intercâmbios entre as gerações e as culturas, entre os especialistas mais avançados e a comunidade estudantil. É por esse motivo que implementámos a Total Campus, uma plataforma onde estudantes, profissionais e membros da comunidade educativa internacional podem descobrir as profissões e as acções conduzidas pela Total, fazer intercâmbios e participar nas nossas iniciativas: concursos, convocatórias para projectos e eventos.

Por fim, com o intuito de disponibilizar o conhecimento das energias ao maior número de pessoas, a Total apoia desde 2015 o primeiro MOOC1 gratuito especializado no sector de Petróleo e Gás. Elaborado pela IFP School2, ele apresenta toda a cadeia de valor da nossa indústria, da exploração e da produção à distribuição, passando pela refinação e pela petroquímica. Com uma sessão por ano desde 2015, disponível em Inglês, Francês e em 2017, em Espanhol e Português, o MOOC já mobilizou até agora mais de 43 000 participantes.

Um compromisso cívico 

A Juventude é agora o fio condutor do compromisso cívico da nossa empresa, compromisso que se materializa de forma mais estreita com os territórios onde estamos implantados em França e no mundo. Em todos os nossos programas de acções, principalmente de interesse geral, nós favorecemos as acções educativas e de desenvolvimento destinadas aos jovens. Tentaremos facilitar a sua inserção profissional e social em todo o mundo. Além disso, realizaremos acções de sensibilização e de pedagogia sobre diferentes temas como Clima, Ambiente, Segurança Rodoviária.., Enfim, novas acções culturais e artísticas destinadas à juventude.

O nosso Grupo está empenhado na construção de um futuro energético responsável. Face a estes desafios futuros, estamos cientes da importância que representam o acesso à educação, a transmissão de conhecimentos, a partilha de competências, a riqueza da diversidade e das ideias do mundo que nos rodeia. Na Total, todas as energias são bem-vindas para ultrapassar estes desafios.

 

1 Massive Open Online Course

2 Parte integrante da IFP Energies nouvelles (Energias novas), a IFP School prepara os especialistas do futuro para ultrapassar os desafios associados à transição energética.

Partilhe este projecto

MAIS SOBRE A TOTAL

Total Campus

Descubra os nossos projectos de educação, eventos e actualidades na plataforma Total Campus (em Inglês)

Saber mais

Total Careers

As nossas ofertas destinadas a estudantes (em Inglês)

Saber mais

Os nossos programas

Estágios, contractos, formações... todos os programas destinados a estudantes (em Inglês)

Saiba mais