O alto desempenho e a eficiência energética do Peugeot 208 HYbrid FE

Está à procura de um carro que consiga percorrer 100 km com menos de 2 litros de gasolina e que  também seja um desportivo? A Total e o seu parceiro Peugeot enfrentaram o desafio! O Peugeot 208 HYbrid FE (Fuel Economy) integra o melhor da inovação e da tecnologia de competição, aliadas a propostas tecnológicas originais e comprovadas. O resultado é uma eficiência energética máxima e uma redução significativa das emissões de carbono. E nada disto seria possível sem a competência, o dinamismo e a imaginação resultante do trabalho da equipa do projecto.

O Peugeot 208 HYbrid FE consome apenas 1,9 l/100 km e emite somente 46g de CO2/100 km — um recorde mundial para um híbrido não recarregável.

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    Com apenas 46g de emissão de CO2/km, ou seja, 1,9l/100 km no ciclo europeu (UTAC), o 208 ultrapassa o objectivo inicialmente fixado em 49 g/km. O carro atinge 100 km/hora em apenas oito segundos.

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    Nada foi deixado ao acaso.
    Para atingirem o seu objectivo, a Total e o seu parceiro Peugeot apoiaram-se em várias inovações e em novas implementações das tecnologias existentes.

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    Técnicas de última geração.
    As equipas da Total e da Peugeot aplicaram o seu mais sofisticado know-how no projecto do 208 HYbrid FE.

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    Um veículo mais leve.
    Graças a materiais inovadores, o Peugeot 208 HYbrid FE pesa menos 200 kg que um Peugeot 208 comum.

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    O Peugeot 208 foi redesenhado (redução do coeficiente de arrasto para 0,23), para maximizar a sua aerodinâmica: um pequeno radiador na dianteira, parte inferior da carroçaria plana e aerodinâmica, caixas de rodas carenadas, 15 centímetros mais longo.

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    Todos os tipos de inovações.
    Um motor de competição híbrido acoplado a um motor e uma caixa de velocidades completamente reformulados.

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    Menos perda de potência.
    Os óleos, os lubrificantes e as massas do motor e da caixa de velocidades, desenvolvidos especialmente para o Peugeot 208 HYbrid FE, reduzem drasticamente a fricção mecânica.

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    Análise minuciosa de propriedades.
    Os pneus de 19" do Peugeot 208 HYbrid FE foram concebidos para reduzir a resistência de rotação.

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    Sistemas de suspensão compostos, mais simples e com menos 20 kg.
    Hutchinson, afiliada da Total, criou a inovação que simplifica as suspensões dianteira e traseira, e reduz peso.

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    Trabalhar em sinergia.
    As equipas da Total e da Peugeot trabalharam em colaboração para desenvolver o Peugeot 208 HYbrid FE. Ao unirem os seus talentos, os parceiros ganharam a corrida contra-relógio, criando o veículo em apenas 18 meses.

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Uma parceria dedicada ao desempenho e à inovação

O modelo 208 da Peugeot é o carro que emite menos CO2 (99 g/km) desde o início de 2013. Portanto, a Total e a Peugeot apostaram e decidiram tentar reduzir as suas emissões para metade. Em termos de desempenho, o carro devia manter um carácter dinâmico e desportivo, e conseguir atingir 100 km/h em 8 segundos, como o 208 GTI.

Diferentes tecnologias combinadas para criar novas sinergias

Para que funcionasse, os especialistas apaixonados por automóveis dedicaram-se à tarefa e aplicaram todo o seu know-how. O resultado foi uma fusão de alto desempenho de soluções de ponta:

  • Materiais inovadores retiraram 200 kg ao peso do carro. Por exemplo, uma nova resina reduziu o peso dos ailerons e do capot para metade e uma mola em lâmina composta retirou 20 kg ao peso total do carro.
  • O motor de combustão e o sistema híbrido (que utilizam igualmente energia térmica e eléctrica), uma extensão do projecto Peugeot Sport 908, foi redesenhado e adaptado;
  • Foi feito um trabalho específico nos lubrificantes e nas massas para reduzir a fricção mecânica que provoca as perdas de potência. Para o efeito foi desenvolvido um novo grau de viscosidade, 0W12.
  • A aerodinâmica e a montagem dos pneus foram optimizadas (o carro foi redesenhado para minimizar a resistência ao ar e à rotação). O coeficiente de arrasto (Cx) foi reduzido para 0,23 e a penetração do ar (SCx) para menos de 0,5 quilogramas metro (kgm).

Preparar a eficiência energética do amanhã

A Total e a Peugeot ganharam a aposta ao unirem as suas competências. Os seus objectivos foram claramente ultrapassados: o Peugeot 208 HYbrid FE consome somente 1,9 l/100 km e emite apenas 46 g de CO2/100 km!

Para além do efeito "demonstrador tecnológico", este projecto terá impactos positivos na eficiência energética dos carros produzidos em série. Até 2020,  80 a 85% dos novos Peugeot beneficiarão das soluções testadas no  208 HYbrid FE.

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