Planète Énergies, aprender e compreender as energias

A energia está no cerne de muitos desafios do futuro: procura crescente, alterações climáticas, progressos científicos. Neste contexto, cada um de nós procura formar a sua própria opinião. Esta é a razão pela qual em 2005, a Total implementou Planète Énergies, uma iniciativa pedagógica cujo objectivo é oferecer os elementos-chave para a compreensão de todas as energias ao maior número de pessoas. Decididamente voltada para o plano internacional e sempre o mais próxima da actualidade, a Planète Énergies disponibiliza um amplo conjunto de ferramentas (Site Internet, kits pedagógicos, conferências, stands).

  • central_proof_pe_1_PT_AO

    Conferência sobre energia com estudantes do ensino secundário – Abril de 2014.

  • central_proof_pe_2_PT_AO

    Stand Planète Energies – Festa da Ciência – Cité des Sciences et de l’Industrie – Outubro de 2015.

  • central_proof_pe_3_en_PT_AO

    Guia das Energias, publicado em parceria com a editora PlayBac.

Seguinte Prev
  • central_proof_pe_1_PT_AO
  • central_proof_pe_2_PT_AO
  • central_proof_pe_3_en_PT_AO

Uma abordagem única

Com a iniciativa Planète Énergies, a Total é uma das poucas empresas do sector a dar a conhecer todas as energias, incluindo aquelas em que o Grupo não está envolvido. Esta marca pedagógica visa gerar novos conhecimentos e estabelecer três convicções claras:

  • o conhecimento e a pesquisa são os motores do progresso;
  • a energia é valiosa, por isso, devemos utilizá-la da melhor forma;
  • a energia é a essência do desenvolvimento humano.

Há mais de 10 anos que a equipa da Planète Énergies cria conteúdos diversificados e coloca-os à disposição de um maior número de pessoas, especialmente no Site Internet planete-energies.com.

O Site, disponível em francês e inglês, propõe explicações detalhadas, dossiers, infografias ou vídeos sobre as energias. A concepção destes conteúdos didácticos, que estão ao alcance de todos, destinam-se principalmente às gerações mais novas (estudantes do ensino básico e secundário), aos seus pais e a todas as pessoas interessadas. Jean-François Minster, presidente da Planète Énergies, recorda-nos o seu objectivo relativamente ao Site: "Que o planete-energies.com seja o Site de referência pedagógica sobre a energia." (CNBC, 15/12/2015)

Planète Énergies conduz o seu trabalho pedagógico numa base de equilíbrio entre energias primárias ou secundárias, actuais ou futuras, em toda a sua diversidade. Todas as energias são abordadas no Site: energias fósseis, energias renováveis, como a solar ou a eólica, assim como a nuclear.

A Planète Énergies explora a história da energia através de artigos concebidos em conjunto com revistas especializadas. As temáticas são igualmente dedicadas ao impacto e à aplicação da energia: vida quotidiana (habitat, transportes, consumo), inovação tecnológica, equilíbrios económicos, ambiente, aquecimento global, desenvolvimento dos Países emergentes.

Um Conselho editorial reúne-se duas vezes por ano para dar orientações sobre os conteúdos. Este conselho é constituído por especialistas de outras empresas do sector energético, professores e instituições ligadas à energia, garantindo assim a qualidade, a transparência e a neutralidade dos conteúdos editoriais.

Uma iniciativa diversificada

A iniciativa Planète Énergies, pensada desde a sua criação como uma enciclopédia Web das energias, é progressivamente diversificada.

Além dos conteúdos disponíveis online, a Planète Énergies intervém directamente junto dos professores:

  • nas escolas, são realizadas conferências gratuitas, orientadas por especialistas, destinadas a alunos do ensino básico e secundário. Desde 2005, 50 000 alunos já beneficiaram desta iniciativa em França. Estas conferências começaram a ser exportadas para o estrangeiro: uma centena de estudantes já beneficiou delas no Gabão;
  • a Planète Énergies é parceira do Ministério da Educação Nacional francês, no âmbito das Olympiades des Géosciences. Este concurso, destinado a estudantes que se especializam em ciências, visa fazê-los reflectir sobre temas ligados à geociência.

Por último, a Planète Énergies intervém em eventos externos para o público em geral e nas instalações industriais da Total. Um stand de 30 m2 permite ao público descobrir as energias de forma lúdica. Este stand é orientado por um conferencista e em 2015 foi visitado por cerca de 5 000 pessoas.

A Total, pelas múltiplas iniciativas da sua marca pedagógica Planète Énergies, contribui para que todos tenham um melhor conhecimento das energias.

Para saber mais, leia a entrevista de Klidja Krouri, responsável da Planète Énergies e de Jean-François Minster, Presidente do Conselho editorial da Planète Énergies.

Partilhe este projecto