Total Ecosolutions: Um programa para melhorar o desempenho ambiental dos nossos produtos

Controlar melhor o consumo e melhorar o desempenho ambiental são desafios importantes no sector energético. A Total desenvolve desde 2009 o programa Total Ecosolutions, uma verdadeira abordagem inovadora, que propõe aos seus clientes soluções de desempenho ecológico, para controlar melhor o seu impacto ambiental ao consumir menos e melhor.
 
No fim de 2015, mais de 80 produtos e serviços receberam o título “Total Ecosolutions” e as suas vendas de 2015 permitem evitar 1,7 milhões de toneladas de CO2 (no seu ciclo de vida), ou seja o equivalente à emissão anual de 190 000 cidadãos europeus1.

  • cental_proof_ecosolutions_2_PT_AO

    O lubrificante de motor Total Quartz Ineo ECS 5W-30, para veículos leves, assegura uma protecção do motor contra o desgaste e acumulação de impurezas e permite uma diminuição do consumo de combustível e das emissões de CO2.

  • Total Ecosolutions, o selo de soluções eco-eficientes do Grupo.

    Total Ecosolutions

    Total Ecosolutions, o selo de soluções eco-eficientes do Grupo

  • cental_proof_ecosolutions_1_PT_AO

    Graças à sua concepção inédita, os painéis solares de alto rendimento da SunPower® produzem mais electricidade no decurso da sua duração de vida que os outros painéis do mercado com um menor impacto ambiental.

  • cental_proof_ecosolutions_3_PT_AO

    Utilizados como insecticidas, acaricidas ou fungicidas, os óleos de parafina fitossanitários da Total Fluides são biodegradáveis e estão autorizados em agricultura biológica na Europa.

  • cental_proof_ecosolutions_4_PT_AO

    O polietileno Lumicene® 32ST05 permite reduzir a espessura das embalagens industriais ou alimentares, oferecendo o mesmo desempenho técnico.

  • cental_proof_ecosolutions_5_PT_AO

    Os betumes da gama Azalt® ECO2, utilizados no fabrico de misturas asfálticas aplicadas em menores temperaturas na pavimentação rodoviária, permitem aos nossos clientes uma economia de energia importante e uma redução nas emissões de CO2.

  • cental_proof_ecosolutions_6_PT_AO

    O sistema de metalização Uniplate da Atotech permite o fabrico de circuitos impressos com uma redução significativa do consumo de matérias-primas relativamente ao sistema de depósito vertical clássico.

  • cental_proof_ecosolutions_7_PT_AO

    TOTAL EXCELLIUM, uma nova geração de combustíveis que limpam o motor, protegendo-o de forma duradoura para melhorar o seu desempenho, tornando-o mais económico e menos poluente.

Seguinte Prev
  • cental_proof_ecosolutions_2_PT_AO
  • play the video
    Total Ecosolutions
  • cental_proof_ecosolutions_1_PT_AO
  • cental_proof_ecosolutions_3_PT_AO
  • cental_proof_ecosolutions_4_PT_AO
  • cental_proof_ecosolutions_5_PT_AO
  • cental_proof_ecosolutions_6_PT_AO
  • cental_proof_ecosolutions_7_PT_AO

Uma resposta aos desafios ambientais

85% da emissão de gás com efeito de estufa do sector do petróleo e do gás é produzido na utilização de produtos acabados2. Procuramos permanentemente soluções para os reduzir.

Um dos nossos eixos de progresso contínuo é a eficácia energética: consumir menos nos nossos procedimentos e desenvolver produtos que ajudem o consumidor a consumir menos.3” Patrick Pouyanné, Presidente do grupo Total.

Nesta dinâmica de progresso contínuo, as mulheres e os homens da Total aplicam as suas competências em domínios chave (Investigação e Desenvolvimento, Marketing, Estratégia, Desenvolvimento Durável), para inovarem em soluções com desempenho mais ecológico.

O Programa Total Ecosolutions avança com estes produtos e serviços que apresentam um desempenho ambiental (incluindo o aspecto da saúde) significativamente superior aos padrões do mercado no conjunto do seu ciclo de vida. Isso inclui a: redução das emissões de CO2, um menor consumo de recursos naturais, de energia e água ou uma redução do teor em componentes orgânicos voláteis.

Um selo exigente para promover o desempenho ecológico

No âmbito deste programa, implementámos o selo Total Ecosolutions, para que os nossos clientes possam identificar as soluções que propõem um melhor desempenho ambiental. É um selo adequado, cujo processo de certificação foi desenvolvido respeitando as exigências das normas internacionais ISO 14020 e 140214 que englobam as declarações ambientais e garantem a sua exactidão. Além disso, a conformidade deste processo é verificada por um gabinete de peritos independente.

Para serem certificados, os produtos e serviços da Total seguem um processo selectivo e devem corresponder às seguintes condições:

  • o desenvolvimento do produto/serviço é finalizado e comercializado;
  • a melhoria realizada não deve constituir apenas uma resposta a uma norma ou uma obrigação regulamentar, mas ir mais além para um produto ou serviço com um desempenho mais ecológico;
  • comparado com a maioria da oferta de referência do mercado, e para um serviço similar, o produto ou serviço deve apresentar vantagens significativas em termos de desempenhos ambientais/sanitários e essenciais no conjunto do seu ciclo de vida.

Uma oferta diversificada que se adapta às evoluções do mercado

Para garantir o desempenho ecológico dos nossos produtos e serviços ao longo do tempo, a gama Total Ecosolutions é revista todos os anos. Se um produto ou serviço já não corresponde aos critérios da certificação, o seu selo é-lhe retirado.

Actualmente, mais de 80 produtos e serviços são certificados no âmbito deste programa e dizem respeito:

  • ao transporte (combustíveis, lubrificantes, lavagem);
  • às residências (resinas, painéis solares SunPower);
  • à agricultura (lubrificantes para motores de veículos agrícolas, óleos de parafina fitossanitários);
  • à embalagem (resinas);
  • às infra-estruturas (betumes, fluídos de perfuração);
  • ao fabrico industrial (solventes, sistemas de metalização).

O Programa Total Ecosolutions é um dos compromissos da Total para responder às expectativas  dos seus clientes, permitindo-lhes melhorar a sua pegada ambiental. O objectivo: propor-lhes, com regularidade, uma gama de produtos e serviços melhorada e alargada.

 

 

1 Fonte: Eurostat, "Emissão de gás com efeito de estufa por habitante na UE-28, em 2013”.

2 Fonte: Painel intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) 2007 e Agência Internacional de Energia (AIE) 2007.

3 A Usine Nouvelle, 27/11/2015

4 Estas normas fixam especificações para as auto-declarações ambientais relativas a bens e serviços, em particular no que diz respeito à importância do conjunto do ciclo de vida e da disponibilização ao consumidor de informações exactas, comparáveis, pertinentes e fiáveis.

Partilhe este projecto