Total Energy Ventures: Inovar com as start-ups

A inovação já não é apenas para unidades de I&D e grandes empresas. Em 2008, a Total criou a Total Energy Ventures, uma equipa que identifica as oportunidades de cooperação com start-ups de energia e apoia-as com a aquisição de participações. Com mais de 2 500 propostas analisadas e investimentos realizados em mais de 20 start-ups desde a sua criação, a Total Energy Ventures permite ao Grupo ter uma visão mais clara sobre as mudanças que afectam alguns domínios profissionais e ajuda-o a planear o seu crescimento a longo prazo. Dos biocombustíveis ao tratamento de água, das tecnologias petrolíferas do amanhã ao armazenamento e redes de energia, as start-ups apoiadas pela Total Energy Ventures contribuem para definir o cenário de uma energia melhor, mais respeitadora do ambiente, mais abundante, menos dispendiosa e mais acessível.

  • central_proof_tev_1_PT_AO

    A LightSail Energy desenvolve uma nova tecnologia de compressão de ar para armazenar energia de forma eficiente e aproveitar o potencial das energias renováveis. A inovação está na capacidade de absorver a energia da compressão e utilizá-la durante a expansão.

  • central_proof_tev_2_PT_AO

    A OpenField Technology oferece sistemas de sensores integrados para os ambientes mais exigentes. Os seus micro-sensores, facilmente implantados e baseados em tecnologias patenteadas, medem com precisão as propriedades de um fluido em ambientes agressivos.

  • central_proof_tev_3_PT_AO

    A Aquion Energy, empresa fundada em 2008, produz baterias de água salgada sustentáveis, seguras e de baixo custo. Estas baterias são utilizadas para aplicações como o armazenamento da energia eléctrica proveniente de painéis solares.

  • central_proof_tev_4_PT_AO

    A Sunfire GmbH desenvolve e fabrica células de combustíveis reversíveis que podem gerar energia e calor a partir de uma grande variedade de combustíveis líquidos e gasosos, e produzir combustíveis sintéticos a partir de energia renovável.

  • central_proof_tev_5_PT_AO

    A NexSteppe usa técnicas avançadas de reprodução e tecnologias analíticas para desenvolver soluções de matéria-prima expansíveis, fiáveis e sustentáveis para as indústrias de biocombustíveis, bioenergia e de produtos de base biológica.

  • central_proof_tev_6_PT_AO

    A Sunverge oferece sistemas de armazenamento de energia inteligentes. Integrados em sistemas solares e ligadas à rede, cada unidade funciona automaticamente para baixar as contas de electricidade, aumentar a fiabilidade e proteger a rede.

  • A Total é um parceiro empenhado que trabalha lado a lado com as start-ups em que investe.

    Total Energy Ventures

    A Total é um parceiro empenhado que trabalha lado a lado com as start-ups em que investe.

Seguinte Prev
  • central_proof_tev_1_PT_AO
  • central_proof_tev_2_PT_AO
  • central_proof_tev_3_PT_AO
  • central_proof_tev_4_PT_AO
  • central_proof_tev_5_PT_AO
  • central_proof_tev_6_PT_AO
  • play the video
    Total Energy Ventures

Procurar start-ups de energia inovadoras

Como parte do compromisso da Total de produzir melhor energia no futuro, a Total Energy Ventures acompanha constantemente o eco-sistema de start-ups com vista a identificar, promover e tirar partido de inovações de vanguarda, que possam oferecer:

  • melhorias importantes nas nossas operações, em termos de segurança, eficácia e pegada ecológica;
     
  • novas soluções ou domínios que a longo prazo possam tornar-se motores de crescimento para o Grupo.

Para a Total, esse acompanhamento é fundamental num mundo em que as empresas tradicionais assistem agora ao aparecimento de start-ups que se impõem pela inovação, muitas vezes em poucos anos. As start-ups multiplicaram-se nos domínios das comunicações, dos meios de comunicação, do marketing e de todas as formas de intermediação financeira. Os transportes e a energia são também cada vez mais afectados por essas mudanças rápidas e profundas.
É a revolução no acesso ao conhecimento, nomeadamente graças às tecnologias de informação, que tem dado a todos, em toda a parte, a capacidade de inovar. Isto inclui também as oportunidades para agregar competências, publicitar e financiar projectos, e distribuir novos produtos e serviços em todo o lado.

As start-ups inovadoras são muitas vezes identificadas através das redes externas da Total Energy Ventures: intervenientes de capital privado, tais como incubadoras de start-ups, empreendedores industriais, fundos de investimento, entidades do sector público de apoio à inovação. Posteriormente, são analisadas com a ajuda de todos os intervenientes na inovação do Grupo na sua gestão central e sectores profissionais.

Investimentos selectivos em start-ups promissoras

Quando se trata de inovar em indústrias como a da energia, que têm mais de um século de existência e uma grande maturidade, os projectos são longos, dispendiosos e complexos. Para a Total, uma boa forma de se posicionar nos sectores do futuro ao mesmo tempo que mantém o controlo da sua exposição financeira, é investir em start-ups inovadoras. Quando se concentram num objectivo claro, são apoiadas por accionistas sólidos que contribuem com a sua experiência, as suas redes e a partilha de riscos a longo prazo, as start-ups são um investimento no futuro.

As start-ups apoiadas pela Total Energy Ventures cumprem um conjunto de especificações exigente. O critério principal de selecção de start-ups é o valor de aprendizagem para o Grupo, avaliado por um comité de acompanhamento onde estão representadas equipas de estratégia e de I&D.

O enfoque da Total Energy Ventures é a muito menos curto prazo do que a maioria dos investidores de Capital de Risco (VC). O potencial para oferecer novas soluções aos mercados energéticos tem sido um factor-chave nas nossas discussões”. Eric Donzier, CEO Openfield Technologies

Enquanto investidor, a Total Energy Ventures avalia também a qualidade da capacidade tecnológica de uma start-up, o plano de actividades e de gestão, e efectua uma análise financeira para determinar as perspectivas de rentabilidade do investimento.

“Durante o processo de "due diligence", a Total Energy Ventures demonstrou um nível de conhecimentos sem precedentes enquanto investidor de Capital de Risco relativamente à nossa tecnologia de base e aos principais critérios de desempenho para o êxito dos nossos objectivos em comparação com um verdadeiro interesse num investimento bem-sucedido, muito simplesmente um investimento de sucesso.” K’Lynne Johnson, CEO Elevance.

Por último, a Total Energy Ventures investe 1 a 2% nas propostas analisadas.

Trabalhar lado a lado com start-ups

A Total é um parceiro empenhado que trabalha lado a lado com as start-ups em que investe. De um modo geral, a Total Energy Ventures integra o conselho de administração da start-up e mantém uma relação constante com a equipa de gestão e outros accionistas. A equipa da Total Energy Ventures promove e facilita o debate e a cooperação entre as unidades de negócio do Grupo e as start-ups. Foram assinados ou estão a ser elaborados diversos contratos comerciais ou tecnológicos.

“Queremos trabalhar com um investidor estratégico e consideramos a Europa um mercado-chave, quer nos tempos que se aproximam, quer no futuro. A Total foi uma escolha lógica.” Steve Crane, CEO LightSail Energy.

O nosso compromisso é trabalhar ainda mais estreitamente com as start-ups, não só nos EUA e na Europa, principais centros de inovação onde já estamos presentes, mas também em todas as zonas de crescimento além fronteiras.

Partilhe este projecto