Total, principal interveniente no sector das energias renováveis

O nosso objectivo? Tornarmo-nos na melhor empresa do sector da energia responsável. A nossa missão? Fornecer a todos uma energia ao melhor custo, disponível e limpa. Nos próximos 20 anos, a procura de energia eléctrica terá um crescimento superior ao da procura global de energia. Para dar resposta a esta procura reduzindo a proporção do carvão e fazer parte do cenário de 2°C definido pela Agência Internacional de Energia (AIE), várias soluções são implementadas, nomeadamente o desenvolvimento das profissões de baixo carbono1: o Grupo deseja desenvolvê-las à proporção de aproximadamente 20% do seu portfólio até 2035.

As energias renováveis representam uma parte importante destas profissões de baixo carbono e a Total já é o principal interveniente neste sector, nomeadamente na energia solar. O nosso objectivo é dispor de uma capacidade de produção de energia eléctrica de origem renovável de 5 GW daqui a cinco anos.

  • Central_Proof_Solar_1bis_PT-AO

    A Total e a SunPower construíram a central solar fotovoltaica Prieska na África do Sul. Ela irá abastecer com energia eléctrica o equivalente a 75 000 lares sul-africanos (86 MW).

  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 9 PT_AO

    PV Salvador, Chile.
    Uma das maiores centrais solares do mundo (70MW). Construída e operada pela SunPower, está equipada com os seus painéis que estão entre os mais fiáveis e eficientes do mundo, com uma taxa de conversão recorde de até 25%.

  • Central_Proof_Solar_5_PT-AN

    A central fotovoltaica implementada pela ISE, pela Total e pela SunPower, em Nanao, Japão. Com uma potência de 27MW, abastece cerca de 9 000 lares japoneses.

  • Central_Proof_Solar_6_PT-AO

    Issy-les-Moulineaux (França).
    A Total equipou com painéis solares os telhados de vários edifícios no âmbito de uma iniciativa “1ª rede de bairro inteligente em França”.

  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 3 PT_AO

    Haute Garonne (França).
    Os painéis solares da SunPower equipam inúmeros telhados de habitações individuais.

  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 4 PT_AO

    Denver (Estados Unidos).
    O telhado do Centro de Convenções do Colorado. A SunPower lidera o segmento comercial nos Estados Unidos.

  • Central_Proof_Solar_1_PT-AN

    Uma estação de serviço Total em Ouagadougou (Burkina-Faso).
    Abdoulay em plena demonstração de um kit solar. O bombeiro insiste na simplicidade da sua utilização e na sua robustez garantida.

  • Central_Proof_Solar_3_PT-AN

    Cai a noite na aldeia de Endayaza, em Myanmar.
    Uma aldeã cuida da sua horta, iluminada por uma lâmpada solar vendida pela Total.

Seguinte Prev
  • Central_Proof_Solar_1bis_PT-AO
  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 9 PT_AO
  • Central_Proof_Solar_5_PT-AN
  • Central_Proof_Solar_6_PT-AO
  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 3 PT_AO
  • CENTRAL PROOF SUNPOWER 4 PT_AO
  • Central_Proof_Solar_1_PT-AN
  • Central_Proof_Solar_3_PT-AN

Integrado na cadeia da energia solar

A energia solar é a energia que conhece o mais elevado crescimento no mix de energia primária. É uma energia ilimitada, bem distribuída, abundante, limpa e renovável. Esta energia também tem como vantagens uma implementação rápida e uma boa adaptação a sistemas descentralizados e flexíveis, permitindo assim um acesso à energia eléctrica a um maior número de pessoas.

Principal interveniente neste mercado, a Total está presente através das suas filiais2 em toda a cadeia da energia solar: concepção e fabrico de células, de painéis e de sistemas fotovoltaicos, bem como de sistemas de armazenamento de energia eléctrica; desenvolvimento e exploração de grandes centrais solares, bem como de sistemas fotovoltaicos descentralizados em todas as instalações de clientes residenciais, industriais e comerciais.

Conhecimentos especializados reconhecidos

Da América à Ásia, passando pela Europa e por África, os nossos conhecimentos especializados em matéria de energia solar permitem-nos fornecer energia à escala mundial. Por exemplo:

  • Na África do Sul, a Total construiu e explora desde 2016 um campo solar de 75 MWc em Prieska. Ela permite abastecer energia eléctrica a aproximadamente 75 000 lares sul-africanos.
  • No Japão, em Nanao, a Total Solar e a SunPower, em parceria com o grupo ISE, construíram e implementaram em 2017 uma central solar de 27 MWc que abastece 8 900 lares. Num contexto de exposição a radiação solar restrita, os painéis solares SunPower maximizam a energia eléctrica gerada no local: numa superfície idêntica, eles produzem mais 45% de energia do que os painéis convencionais e são reconhecidos pela sua fiabilidade e o seu desempenho a longo prazo. Além disso, no Japão, a Total Solar lançou a construção de uma central solar de 25 MWc em Miyako, cuja implementação está prevista para 2018. Ela abastecerá mais de 8 000 lares em energia eléctrica.

Para além dos campos solares, a Total aplica também os seus conhecimentos especializados no desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos descentralizados: instalação em telhados de edifícios industriais e comerciais, ou ainda em coberturas de parques de estacionamento. Neste espírito, 5 000 das nossas estações de serviço no mundo serão equipadas com painéis solares durante os próximos cinco anos, bem como 300 das nossas instalações industriais. A potência instalada atingirá os 200 MW e as emissões de CO2 serão reduzidas em 100 000 t por ano.

Por outro lado, a nossa filial SAFT oferece soluções de armazenamento de energia que respondem a todas as necessidades, desde alguns kW a muitos MW. A sua tecnologia conquistou prestígio a nível internacional, baseando-se em instalações de produção sediadas em todo o mundo, nomeadamente uma fábrica de baterias de iões de lítio entre as mais avançadas nesta tecnologia (Jacksonville, Estados Unidos). O armazenamento de energia é um aliado indispensável para acompanhar o desenvolvimento das energias renováveis, principalmente porque permite atenuar a sua intermitência.

 

Favorecer o acesso à energia para todos      

Responder às necessidades de energia eléctrica nas zonas onde inúmeros lares não têm ou têm pouco acesso à rede faz parte do compromisso da Total. Desde 2011, dez milhões de pessoas sem acesso fiável à energia eléctrica puderam beneficiar de uma gama de serviços e produtos solares fotovoltaicos através do programa Total Access to Energy.

A oferta de soluções solares descentralizadas está hoje disponível em 40 países (África, Ásia e América Latina), e 89% dos utilizadores declararam que a sua lâmpada solar Total melhorou consideravelmente o seu dia-a-dia3. A nossa ambição é continuar a desenvolver este programa e aspirar vender cinco milhões de lâmpadas em África até 2020, ou seja, alcançar 25 milhões de pessoas neste continente.

 

1 Elas reúnem as profissões de pós-tratamento do gás, das energias renováveis e do armazenamento de energia, da eficiência energética sem esquecer os combustíveis limpos e o desenvolvimento das técnicas de captura, armazenamento e valorização do CO2 (CCUS).

2 SunPower: a Total é accionista maioritária desde 2011

Total Solar: filial a 100%

SAFT: filial a 100%

EREN RE: A Total anunciou em Setembro de 2017 a sua intenção de assumir uma participação indirecta de 23% na EREN RE, que criou e explora os parques eólicos e os campos solares. A realização desta transacção continua a requerer a aprovação prévia das autoridades de concorrência competentes.

3 Adage - 1 500 pessoas entrevistadas por telefone em três países distribuidores há muito tempo (Camarões, Nigéria e Quénia).

 

Partilhe este projecto

MAIS SOBRE A TOTAL

SunPower

Descubra as nossas soluções solares SunPower no nosso site dedicado (em Inglês)

Saber mais

Em total.com

A nossa especialização e os nossos projectos solares no mundo (em Inglês)

Saber mais

Em Total.com

A Total favorece o acesso à energia ao maior número de pessoas (em Inglês)

Saber mais