TWICE, uma rede interna para promover a diversidade

Para promover a diversidade, a Total empenhou-se em políticas voluntaristas, nomeadamente em matéria de recrutamento, de remuneração, de representatividade e de gestão de carreira. A TWICE faz parte destas iniciativas chave, que fazem avançar a posição das mulheres na nossa organização.

  • CENTRAL PROOF TWICE 1 PT-AO

    Evento anual 2016 da TWICE em Paris, França.

  • CENTRAL PROOF TWICE 2 PT-AO

    A TWICE Pau patrocinou três iniciativas da 16ª edição da TOUSKIFLOT para promover o trabalho em equipa e a implicação das mulheres em torno de um projecto que une e motiva.

  • CENTRAL PROOF TWICE 3 PT-AO

    A TWICE regressa à escola: transmitir aos alunos das escolas primárias locais, uma forma de se envolver junto da comunidade.

  • CENTRAL PROOF TWICE 4 PT-AO

    Membros da TWICE reunindo-se: um meio divertido de se encontrar e reforçar a sua acção.

Seguinte Prev
  • CENTRAL PROOF TWICE 1 PT-AO
  • CENTRAL PROOF TWICE 2 PT-AO
  • CENTRAL PROOF TWICE 3 PT-AO
  • CENTRAL PROOF TWICE 4 PT-AO

A rede de mulheres da Total

TWICE é o acrónimo de Total Women’s Initiative for Communication and Exchange. Criada por iniciativa de uma colaboradora, esta rede interna comemora hoje os seus 10 anos e reúne uma comunidade de aproximadamente 3 000 membros. O seu objectivo: contribuir para o desenvolvimento profissional das mulheres no seio da Total.

No programa:

  • mentoring e workshops temáticos para aconselhar e acompanhar as mulheres ao longo do seu percurso;
  • acções de sensibilização dos colaboradores;
  • grupos de trabalho.

A rede TWICE está aberta a todas as mulheres do Grupo que desejam juntar-se a ela, independentemente do seu local de trabalho, da sua área ou da sua profissão. Os homens que apoiam são bem-vindos à gestão e à maioria dos eventos. Além disso, os nossos gestores, até aos mais altos níveis da empresa, envolvem-se nas acções da TWICE.

"Estamos convictos de que progredindo para a diversidade no Grupo, todas as pessoas beneficiam, em termos operacionais, de gestão e culturais. O nosso objectivo é, portanto, acelerar a diversidade ajudando as mulheres que o desejem, com os homens confiantes, a tomar o seu lugar e a contribuir para o Grupo." Odile de Damas-Nottin, Presidente da TWICE e Directora de Auditoria do Grupo.

Uma rede sem fronteiras

As problemáticas das mulheres face à sua carreira e ao seu crescimento profissional são sensivelmente as mesmas em todo o mundo: diferenças de modos de comunicação, de expressão das ambições, ou escolha dos postos (assistência, técnico ou gestão).

Os trabalhadores voluntários, conscientes destas diferenças, reúnem-se no seio de redes TWICE locais em 15 países, como Angola, os Estados Unidos, a Bélgica ou a Indonésia. Eles estão interessados em desenvolver as iniciativas da TWICE, para o bem-estar de todos: contactos, intercâmbios, partilha de boas práticas, testemunhos, procura de soluções, compreensões dos desafios e obstáctulos para desenvolver o conhecimento e a confiança.

"A rede TWICE de Singapura está activa desde 2014. A sua vocação é ajudar os empregados a explorar plenamente o seu potencial no seio da Total, a se fazerem entender sobre assuntos que dizem respeito à empresa e sensibilizar o conjunto dos trabalhadores da TOTAL Singapura para a questão da igualdade dos sexos.  As iniciativas “Breakfast Talks” (Conversas ao pequeno-almoço), “Lunch & Learn” (Almoçar e Aprender), os programas de tutoria e outras actividades sociais que fazem parte dos meios implementados para atingir estes objectivos." Celia Yeoh – Coordenadora de Aprovisionamento, Total Singapura

Um grupo empenhado para a igualdade profissional

Para além da TWICE, as acções da Total a favor da diversidade e da paridade entre homens e mulheres no trabalho dão os seus frutos ano após ano: existem hoje 55% de mulheres no Conselho de Administração contra 38,4% em 2014. Além disso, o nosso Grupo estabeleceu o objectivo de ter em 2020:

  • 25% de mulheres em cargos dirigentes (elas eram aproximadamente 5% em 2004);
  • mais de 20% de mulheres nos comités de direcção (sede e filiais).

Além disso, somos signatários, desde 2010, dos princípios de igualdade entre homens e mulheres dos Women’s Empowerment Principles - Equality Means Business estabelecidos pelo Pacto Mundial das Nações Unidas, bem como de um acordo mundial com a federação sindical IndustriALL Global Union, que enuncia claramente a equidade de remuneração e de carreira (para saber mais sobre o assunto).  Em 2016, contribuímos, junto ao Fórum Económico Mundial, para a iniciativa "Closing the Gender Gap in Oil & Gas: a Call to Action for the Industry" (para saber mais sobre o assunto).

Através destes compromissos e colaborações, o nosso Grupo estabelece exigências para, ao mesmo tempo, continuar a favorecer a diversidade em todas as profissões e também permitir às mulheres alcançar todos os níveis de responsabilidade, da mesma forma que os seus homólogos masculinos.

Partilhe este projecto