A Total é um grupo integrado no domínio da energia cujos conhecimentos especializados incluem a transformação e a valorização do petróleo e do gás. As aplicações são diversas: combustíveis, materiais de construção ou polímeros que permitem a produção de peças para automóveis, embalagens para alimentos e artigos de electrónica. Temos clientes à escala global, pelo que devemos adaptar-nos às mudanças na procura, às especificidades regionais, assim como às evoluções dos produtos acabados para os quais damos o nosso contributo. É por esse motivo que procuramos constantemente inovar e desenvolver a nossa excelência profissional.

  • visuel_rc_PT-AO.jpg

    Total, actor importante da refinação, petroquímica e química de especialidades. Plataforma de Refinaria e Petroquímica - Normandia (França).

Uma alquimia que combina excelência operacional e flexibilidade

Com participações em 19 refinarias e 26 instalações de petroquímica pelo mundo fora, o nosso Grupo é uma das 10 maiores indústrias integradas do mundo. Damos resposta a expectativas diversificadas e dinâmicas, assegurando ao mesmo tempo um custo acessível aos nossos clientes. Desenvolvemos a nossa presença nos quatro cantos do globo e procuramos melhorar permanentemente a nossa competitividade, tirando máximo partido da nossa estrutura industrial.

Produzimos, por exemplo, polipropileno ou ainda polietileno para o mercado asiático em Daesan, uma plataforma de categoria mundial situada na Coreia do Sul.

Na Arábia Saudita, a Satorp, fruto de uma aliança entre o know-how da Saudi Aramco e do nosso Grupo, é uma das plataformas integradas com melhor desempenho no mundo na transformação de petróleo bruto em produtos refinados de elevado valor acrescentado.

A nossa plataforma de Port Arthur (EUA) permite-nos tirar partido de matérias primas competitivas. A sua recente modernização permite um tratamento dos petróleos brutos pesados, assim como a produção de combustíveis de baixo teor de enxofre.

Agir enquanto empresa industrial responsável

Os nossos desafios são de cariz industrial, mas também social e ambiental. O desempenho e a flexibilidade das nossas instalações estão associados a um firme compromisso com a segurança dos nossos colaboradores, prestadores de serviços e populações próximas das nossas instalações. A título de exemplo, somos signatários da carta internacional Responsible Care® e das práticas exemplares que a mesma define nos domínios da higiene, saúde, segurança e protecção, ambiente e responsabilidade social.

Além disso, levamos a cabo acções em permanência com vista à redução do impacto ambiental das nossas instalações industriais, nomeadamente privilegiando a optimização da sua eficiência energética. A Total reduziu os seus consumos líquidos de energia primária em 7% entre 2010 e 2016. No início de 2016, o Grupo definiu como novo objectivo o melhoramento da eficiência energética das suas instalações em média 1% ao ano no período 2010-2020, e isto num contexto de exploração cada vez mais complexa. Além disso, desde 2015, todas as instalações de produção de polímeros do Grupo estão empenhadas na Operação Clean Sweep®. Lançada à escala internacional pelas associações do sector dos plásticos, esta iniciativa visa impedir a dispersão de granulados plásticos no ambiente.

Por último, inovamos para podermos propor aos nossos clientes produtos que respeitem de forma crescente o ambiente. Queremos nomeadamente desenvolver biocombustíveis e bioplásticos em grande escala. A refinaria de La Mède situada no sul de França está também em fase de reconversão, tendo em vista nomeadamente a criação da primeira bio-refinaria em França. Esta transformação industrial vai permitir-nos dar resposta à procura crescente em biocombustíveis na Europa.